Olá seja bem-vindo/a ao forum com o melhor da discografia da música caboverdiana. Para acessar faça login ou registro, para que possas ter acesso a todo o conteúdo do fonrum (imagens e link's).

Obrigado Semog/CVMusic.
Olá seja bem-vindo/a ao forum com o melhor da discografia da música caboverdiana. Para acessar faça login ou registro, para que possas ter acesso a todo o conteúdo do fonrum (imagens e link's).

Obrigado Semog/CVMusic.



 
InícioportalÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Biografia de Expavi (Jair Rendall Almeida)

Ir para baixo 
AutorMensagem
Semog
Admin
Admin
Semog


Localização : Dordrecht - Holanda
Idade : 43
Data de inscrição : 17/01/2012
Reputação : 137
Mensagens : 1599

Biografia de Expavi (Jair Rendall Almeida)  Empty
MensagemAssunto: Biografia de Expavi (Jair Rendall Almeida)    Biografia de Expavi (Jair Rendall Almeida)  Empty15th fevereiro 2012, 02:53

Biografia de Expavi (Jair Rendall Almeida)  Expavi1b

Eu Jair Rendall Almeida mais conhecido por EXPAVI, comecei a representar a kultura Hip Hop em meados dos anos 95/96.
O primeiro grupo ao qual pertenci foram os Boys Scretch, em '95 que era constituído por mais 2 elementos (KiKi, Boss PP). Foi logo de seguida em '97 vi-me incorporado num outro grupo nomeado Plutão na altura constituído por 5 mc´s (Tip,Dark, Alkapone, Dj Letra e Expavi), continuámos a participar em diversos show organizados na ilha de São Vicente, contudo esse grupo não durou muito tempo, viemos a separar ficando juntos somente eu (Expavi), Dj Letra e Dark, onde viemos a formar um novo grupo chamados Rebeldes RDS este já em 99, depois de algumas atuações vimos na necessidade de fazer um trabalho discográfico.
Superando muitas dificuldades vividas na altura, em 2000 Lançamos o nosso 1º Demo entitulado "3º Mund Pirdit", depois de mais algum tempo junto viemos novamente a separar-nos, novamente estava só. Foi aí então que durante um longo período de reflecção resolvi criar o meu próprio grupo. Juntei com uns rapazes da minha zona e neste âmbito nos finais de 2001 ínicio 2002 nasceu o grupo ao qual eu pertenço até hoje os Hip Hop ART.

Os Hip Hop ART posso dizer surgiu numa segunda fase da minha carreira, onde os outros elementos eram mais novos no ramo, eu como um elemento que já vinha de uma caminhada mais longa tinha bagagem suficiente para orientar e aconselhar os meus colegas nessa nova trajetória, a história dos Hip Hop ART naquela altura não foi muito diferente dos outros grupos no qual eu já tinha feito parte, seguimos com as atuações em liceus nas zonas periféricas da nossa Ilha.

Depois de um longo tempo de escrita, ensaios e atuações senti-me na necessidade de fazer um trabalho, em 2002 lancei o meu 1º cd (demo) a solo que recebeu o título de "Proclamação de Realismo" onde na altura trazia no meu cd uma linguagem mais espiritualista, com as atuações nos bairros e escolas já que naquela altura era somente para esses tipos de eventos que nós éramos chamados a participar, no entanto prossegui com a minha caminhada juntamente com o meu grupo e foi em 2003 que eu fui chamado para o atuar no Festival Internacional da Baía das Gatas juntamente com a Associação de Hip Hop de São Vicente em parceria com vários MC´s da cidade do Mindelo.

Mas no ano seguinte em 2004 eu iria pisar este mesmo palco agora com o meu grupo os Hip Hop ART, a nossa atuação foi muito bem sucedida, foi tão bem sucedida que recebemos um convite do ilustre produtor Djô da Silva que trabalha com os mais bem conceituados artistas caboverdianos como Cesária Évora, Lura, Constantino entre outros, para gravar um primeiro álbum oficial, e assim entramos em estúdios e no final do ano de 2004, este sonho tornou-se realidade, fizemos o lançamento do álbum que recebeu o título de "Retrot Repod" em 2005.
E ainda é de salientar que juntamente com os Hip Hop ART fomos vencedores do prémio de melhor grupo de Hip Hop de São Vicente em 2006 e 2007 atribuído anualmente pela gala "Nôs Muzca", depois de também em 2006 e 2008 ter regressado novamente ao palco da Baía das Gatas juntamente com os Hip Hop ART.

Depois de todos esses bons tempos vividos com atuações em vários eventos por toda a cidade e fora dela como em:

• Festivais da Laginha
• Festival do Calhau
• Festival de São Pedro
• Rua de Lisboa em comemoração do 36º aniversário da Independência Nacional
• Rua de Lisboa em comemoração do dia dos Heróis Nacionais
• e muitos outros eventos ...

Seguido também de diversas atuações em outras ilhas como :
• Santo Antão (Festival Curraletes, Campanhas Presidências e atividades escolares Porto Novo, Ribeira Grande e Paúl)
• São Nicolau (Festival Praia Tedja)
• Sal (Boite Birimbau, Anfi-Teatro)
• Santiago (Inauguração do Aeroporto Internacional da Praia, Festival Juventude)

Aí que de novo surge a necessidade de lançar mais um álbum a solo, foi então que coloquei mãos a obra e em Março de 2008 lancei o meu 2º álbum a solo ao qual lhe atribuí o nome de "A Luta Kontinua", onde nesse trabalho já trazia uma linguagem mais revolucionária com temas que relatam a história e quotidiano do meu povo.
E em 2010 já com o meu mini estúdio caseiro "Senzala Record" montado eu e o meu grupo lançámos o nosso 2º trabalho discográfico entitulado "Voz d´Revolta", onde continuámos com a nossa filosofia que é de trazer boas mensagens ao público e mostrar os males socias vivido na nossa sociedade.
Este ano, 2011 lancei mais 2 trabalhos discográficos a solo, uma mix-tape entitulado "Raíz i Kultura" e mais um álbum que recebeu o nome de "História k´Nunka esh Kontop" acompanhado de 3 videos klips de três faixas que fazem parte desse mesmo álbum ("Nova Ordem Mundial", "Rima pa Nhas Gent" i "Re-integração"), e ainda neste mesmo ano fui vencedor do Concurso Internacional Vis a Vis organizado na cidade da Praia pela Afrika Vive, onde posteriormente segui para Espanha paraparticipar na alguns Festivais (Madrid, Tenerife, Canárias,...); e participei no último dia do Festival de Baía das Gatas (14/08/2011).

Edited By Semog


Biografia de Expavi (Jair Rendall Almeida)  Logocvmusicorgf
Ir para o topo Ir para baixo
 
Biografia de Expavi (Jair Rendall Almeida)
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Expavi - Expavi (single) - 2012
» Biografia de Gardenia Benros
» Expavi - A Luta Kontinua - 2007
» Expavi - Raiz & Kultura - 2011
» Mane Kno Ta - Expavi part. Batchart - 2011

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Área de Informações :: Biografias (Cantores/Compositores/Instrumentistas)-
Ir para: